Biografia
Nasceu em 1° de setembro em Capivari, no Estado de São Paulo, filha de Lydia Dias de Aguiar do Amaral e José Estanislau do Amaral. Cresceu nas Fazendas São Benardo, no Município de Capivari e na Fazenda Sertão, Município de Jundiaí. Na adolescência, Tarsila estudou
no Colégio Sion, localizado na cidade de São Paulo, porém, completou os
estudos numa escola de Barcelona (Espanha).
Desde jovem, Tarsila demonstrou muito interesse pelas artes plásticas. Aos 16 anos, pintou seu primeiro quadro, intitulado
Sagrado Coração de Jesus. Em 1906, casou-se pela primeira vez com André Teixeira Pinto e com ele
teve sua única filha, Dulce.
Após se separar, começa a estudar
escultura. Somente aos 31 anos começou a aprender as técnicas de pintura com Pedro Alexandrino Borges (pintor, professor e decorador). Em 1920, foi estudar na Academia Julian (escola particular de
artes plásticas) na cidade de Paris. Em 1922, participou do Salão Oficial dos Artistas da França, utilizando em suas obras
as técnicas do cubismo.
Retornou para o Brasil em 1922, formando o "Grupo dos Cinco", junto com
Anita
Malfatti,
Mario de
Andrade,
Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Este grupo foi o mais importante da Semana de Arte Moderna de
1922.
Em 1923, retornou para a Europa e teve contatos com vários artistas e
escritores ligados ao movimento modernista europeu. Entre as décadas de
1920 e 1930,
pintou suas obras de maior importância e que fizeram grande sucesso no
mundo das artes. Entre as obras desta fase, podemos citar as mais
conhecidas:
Abaporu (1928) e
Operários (1933). No final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-Brasil e
Antropofágico. Entre as propostas desta fase, Tarsila defendia que os
artistas brasileiros deveriam conhecer bem a arte européia, porém
deveriam criar uma estética brasileira, apenas inspirada nos movimentos
europeus.
No ano de 1926, Tarsila casou-se com Oswald de Andrade, separando-se em 1930.
Entre os anos de 1936 e 1952, Tarsila trabalhou como colunista nos
Diários Associados (grupo de mídia que envolvia jornais, rádios,
revistas).
Tarsila do Amaral faleceu na cidade de São Paulo em 17 de janeiro de
1973. A grandiosidade e importância de seu conjunto artístico a
tornou uma das grandes figuras artísticas brasileiras de todos os
tempos.
Características de suas obras
- Uso de cores vivas
- Influência do
cubismo (uso de formas geométricas)
- Abordagem de temas sociais, cotidianos e paisagens do Brasil
- Estética fora do padrão (influência do
surrealismo
na fase antropofágica)
Principais obras de Tarsila do Amaral
 |
Chapéu
Azul - Esta tela foi realizada depois de Tarsila frequentar o ateliê
de Emile Renard. As telas dessa época possuem uma grande suavidade e uma
atmosfera lírica. |
|
|
 |
Auto-retrato ou Manteau Rouge - Em Paris,
Tarsila foi a um jantar em homenagem a Santos Dumont com esta maravilhosa
capa (Manteau Rouge, em francês, significa casaco, manto vermelho). Além
de linda, usava roupas muito elegantes e exóticas, e sua presença era
marcante em todos os lugares que freqüentava. Depois desse jantar, pintou
este maravilhoso auto-retrato. |
|
|
 |
A Negra - Esta tela foi pintada por Tarsila
em Paris, enquanto tomava aulas com Fernand Léger. A tela o impressionou
tanto que ele a mostrou para todos os seus alunos, dizendo que se tratava
de um trabalho excepcional. Em A Negra temos elementos cubistas no fundo
da tela e ela também é considerada antecessora da Antropofagia na pintura
de Tarsila. Essa negra de seios grandes, fez parte da infância de Tarsila,
pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras, geralmente filhas
de escravos, eram as amas-secas, espécies de babás que cuidavam das crianças. |
|
|
 |
EFCB (Estação de Ferro Central do Brasil) -
Este quadro foi pintado depois da viagem a Minas Gerais com o grupo modernista.
Foi então que Tarsila começou a pintura intitulada Pau-Brasil, com temas
e cores bem brasileiros. Esta tela foi pintada para participar da exposição-conferência
sobre modernismo do poeta Blaise Cendrars realizada em São Paulo, em junho
de 1924. |
|
|
 |
Carnaval em Madureira - Tarsila veio de
Paris e passou o carnaval de 1924 no Rio de Janeiro. É curioso ver que
ela colocou a famosa Torre Eiffel no meio da favela carioca. |
|
|
 |
A Cuca - Tarsila pintou este quadro no começo
de 1924 e escreveu à sua filha dizendo que estava fazendo uns quadros
"bem brasileiros", e a descreveu como "um bicho esquisito, no meio do
mato, com um sapo, um tatu, e outro bicho inventado". Este quadro é também
considerado um prenúncio da Antropofagia na obra de Tarsila e foi doado
por ela ao Museu de Grenoble na França. |
|
|
 |
O Pescador - Este quadro tem um colorido
excepcional e trata de um tema bem brasileiro: um pescador num lago em
meio a uma pequena vila com casinhas e vegetação típica. Este quadro foi
exposto em Moscou, na Rússia em 1931 e foi comprado pelo governo russo.
|
|
|
 |
Religião Brasileira - Certa vez Tarsila
chegou de viagem da Europa, desembarcou no porto de Santos e foi comprar
doces caseiros em uma casinha bem simples de pescadores. Ao entrar observou
um pequeno altar com vários santinhos, enfeitados por vasinhos e flores
de papel crepom. Achou aquilo tão pitoresco e pintou esta maravilhosa
tela. |
|
|
 |
Manacá - Linda tela, com um colorido forte.
Esta flor é representada por Tarsila de uma maneira particular, bem típica
da obra dela. |
|
|
 |
Abaporu - Este é o quadro mais importante
já produzido no Brasil. Tarsila pintou um quadro para dar de presente
para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época. Quando viu a tela,
assustou-se e chamou seu amigo, o também escritor Raul Bopp. Ficaram olhando
aquela figura estranha e acharam que ela representava algo de excepcional.
Tarsila lembrou-se então de seu dicionário tupi-guarani e batizaram o
quadro como Abaporu (o homem que come). Foi aí que Oswald escreveu o Manifesto
Antropófago e criaram o Movimento Antropofágico, com a intenção de "deglutir"
a cultura européia e transformá-la em algo bem brasileiro. Este Movimento,
apesar de radical, foi muito importante para a arte brasileira e significou
uma síntese do Movimento Modernista brasileiro, que queria modernizar
a nossa cultura, mas de um modo bem brasileiro. O "Abaporu" foi a tela
mais cara vendida até hoje no Brasil, alcançando o valor de US$1.500.000.
Foi comprada pelo colecionador argentino Eduardo Costantini. |
|
|
 |
O Lago - Maravilhosa tela da fase Antropofágica,
com o colorido e o tema tão típicos de Tarsila. Seu sobrinho Sérgio comprou
a tela e permaneceu com ela por muitos anos.
|
|
|
 |
O Ovo ou Urutu - Nesta tela temos símbolos muito
importantes da Antropofagia. A cobra grande é um bicho que assusta e tem
um poder de "deglutição". A partir daí, o ovo é uma gênese, o nascimento
de algo novo e esta era a proposta da Antropofagia. Esta tela pertence
ao importante acervo de Gilberto Chateaubriand e está sempre sendo exibida
em grandes exposições. |
|
|
 |
A Lua - Este quadro era o preferido de Oswald
de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até
sua morte (mesmo já separado de Tarsila). |
|
|
 |
Cartão Postal - Vemos a lindíssima cidade
do Rio de Janeiro nesta tela, que é o maior Cartão Postal do Brasil. O
macaco é um bicho Antropofágico de Tarsila que compõe a tela. |
|
|
 |
Antropofagia - Nesta tela temos a junção do
"Abaporu" com "A Negra". Este aparece invertido em relação ao quadro original.
Trata-se de uma das telas mais significativas de Tarsila e o colecionador
Eduardo Costantini, dono do "Abaporu", está muito interessado no quadro
e já ofereceu uma soma muito alta por ele (que foi recusada pelos atuais
donos). |
A ideia de colocar ao lado de cada tela uma breve explicação foi ótima.
ResponderExcluirParabéns!
Profa. Sônia